
O projeto “Chute Certo” foi idealizado por Higor Souza Carlech, tendo seu início no dia 11 de março de 2019. No começo era um Projeto Social, voltado somente para crianças de 4 a 13 anos de idade, porém, atualmente expandiram para adolescentes de até 18 anos.
Chute Certo é um projeto que nasceu e se desenvolveu por meio de uma inspiração fraterna e pela vontade de incentivar a prática de futebol para crianças e adolescente que vivem em comunidades menos favorecidas, como conta Higor Carlech.
“Esse projeto nasceu de uma experiência pessoal minha. Eu tive a oportunidade de fazer a prática do esporte na infância, num bairro de periferia, aonde a gente vivia em uma zona de risco e o futebol me proporcionou sair desse lugar. Meu pai também tinha um clube de futebol lá, da base, que ele ficou à frente por mais de 10 anos. Assim ele teve a oportunidade de transformar bastante jogadores, em homens, em cidadãos do bem. Então me inspirei no meu pai, lá em Teófilo Otoni, para realizar esse projeto”, comentou.
De 2019 a 2022, o projeto foi idealizado somente para as crianças de 4 a 13 anos de idade, onde era desenvolvida a prática de socialização e atividades físicas. Segundo Higor Carlech, no começo de 2022 viram a necessidade de expandir a idade para até 18 anos, e assim começaram a participar de competições Sub-15 e Sub-17.
“Fizemos uma parceria com o clube Jabaquara e graças ao presidente do time, Jorge Empereur, em março de 2022 começamos um projeto Sub-15 e Sub-17. Entramos na primeira competição do Ipatinguense, onde fomos campeões Sub-15 e vice campeão Sub-17. Agora em janeiro nós fomos para São João de Boa Vista, em São Paulo, para disputar a 23ª taça deles, onde fomos campeões da categoria Sub-18 e terceiro lugar na Sub-16”.
Para os pais/responsáveis de crianças que desejarem inscrever seus filhos no projeto “Chute Certo”, as aulas começarão em fevereiro. Sendo realizadas às terças e quintas, de 8h às 15h para as crianças de 5 a 7 anos e das 9h às 16h para às crianças de 8 a 9 anos, no campo do Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga e Região (Sindipa), na Av. Fernando de Noronha, 90 — Bom Retiro. Já para as crianças de 10 a 11 anos serão realizadas às segundas e quartas, das 8h às 15h, no campo do Jabaquara, na Av. Pedro Vaz de Caminha, 296, Bom Retiro, assim como para às crianças de 12 a 13 anos, somente com horário diferente, das 9h às 16h.
Os treinos para Sub-15 e Sub-17 são realizados segunda, quarta e sexta, das 15h até às 18h30, no campo do Jabaquara.
Equipe
A equipe dos times Sub-15 e Sub-17 é composta pelo diretor de futebol, Dr. Higor Carlech, gerente de futebol de base, Wasterdyle Lima, coordenadora administrativa, Amanda Borsatto, supervisor de futebol, Almir Batista, treinador, Sincero Coelho, comunicação visual, Matheus, presidente, Jorge Empereur e roupeiro, Paulo Roberto de Souza.
A Associação dos Metalúrgicos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga (AAPI) é a patrocinadora do projeto, e instituições de ensino superior da região dão apoio oferecendo serviços gratuitos de saúde.